terça-feira, 2 de agosto de 2016

As Mulheres e os Animes


Recentemente uma moça postou na internet uma crítica aos animes em geral, alegando que eles eram “a cultura do machismo em animação”. Já faz um certo tempo que isso aconteceu, mas acho que é válido trazer esse assunto novamente, afinal, é um assunto que precisa ser discutido.
Antes de qualquer coisa, precisamos parar para pensar e analisar os fatos. Quando se pensa em mulheres em animes, as primeiras coisas que vem à mente são as meninas com seios enormes, que correm atrás de seus senpai’s e não servem para quase nada. Mas é claro que isso não é tudo. Existem muitas mulheres fortes em animes.
No anime Fairy Tail nós temos exemplos dos dois tipos de mulheres. Temos a Lucy, como a menina frágil que, mesmo tendo seus feitos heroicos, é mostrada como “donzela em perigo” em muitos momentos. Mas nós também temos a Erza, que é mostrada como uma das feiticeiras mais fortes de sua guilda e temida por muitos dos homens que estão nela.
Na saga “Fate” temos a Saber, também conhecida como Arthur ou Arthuria. Além de ser a classe mais forte dentro da guerra, ela é o próprio Rei Arthur, mostrando que o machismo mudou o fato de que ela era mulher no universo do anime. Além da Caster de Fate/Stay Night, que matou seu mestre pois ele a desrespeitava. Ou então de Rin, que era uma feiticeira poderosa, tendo enfrentado a própria Caster sem medo. Sem mencionar Illya, que além de ser uma personagem temida por seus inimigos, era a criança que dominou o grande Hércules.
Infelizmente nós temos exemplos ruins de quase todas as personagens da saga “Sword Art Online”. Asuna e Sinon eram os exemplos perfeitos de mulheres fortes, mas foram totalmente inutilizadas por causa de Kirito. Quando se trata de “SAO”, todas as mulheres são apaixonadas pelo protagonista e acabam se tornando mais fracas do que ele ao longo do tempo.
O que estou tentando lhes dizer é que assim como em séries, filmes, HQ’s ou até mesmo livros, existem milhares de personagens que são tratadas apenas como “donzelas em perigo”, corpos perfeitos, ou nada além de um interesse amoroso. É triste dizer isso, mas sim, a maioria dos animes é machista.
Felizmente, existem muitas mulheres que ganham seu espaço nas animações japonesas. A maioria vem do próprio gênero designado a mulheres fortes, o Mahou Shoujo(Garota Mágica). Nesse gênero posso citar os animes: Sailor Moon, Sakura Card Captors, Puella Magi Madoka Magica e Tokyo Mew Mew. Animes protagonizados por garotas fortes. Mostrando que garotas podem enfrentar seus medos e lutar contra seus inimigos. Animes que mostram para as meninas que elas não precisam de nenhum garoto para defende-las de monstros.
Espero ansiosamente para que as mulheres acabem conquistando seu espaço em todas as mídias, e isso inclui a dos animes. Não é por ser homem que eu gosto de ver a mulher ser objetificada ou ser mostrada como só mais uma em uma história. Eu tenho mãe, avó e irmãs, e eu não gostaria de vê-las como apenas um corpo bonito ou uma “donzela indefesa”, e é nelas que eu penso quando vejo uma cena dessas em um anime... Eu penso no quão desagradável deve ser ver que é assim que os outros gostam de mostrar e assistir o que você é. O quão desagradável deve ser, ser visto apenas como um prazer ou um estorvo, um alguém sem proposito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário