quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Pais e Filhos


Recentemente eu notei que algumas coisas estavam acontecendo com meus amigos, coisas que não são muito legais. Durante conversas eu acabei percebendo que eles não tinham muito diálogo com seus pais. Já vi casos de os filhos estarem passando por momentos de depressão e não conversarem com os pais por medo ou algo do tipo.
Eu sempre tive uma relação muito próxima com a minha mãe. Nós conversamos bastante, temos todo o tipo de conversa. É muito triste saber que não é assim com todo mundo.
Parando para pensar no assunto, percebi que a maioria dos jovens escutam a mesma coisa quando procuram os pais para conversar – “Isso é bobagem. Você está fazendo drama” – Uma adolescente americana ouviu isso dos pais inúmeras vezes, a última vez foi duas semanas antes do seu suicídio. Muitas vezes realmente pode ser só drama, adolescentes são dramáticos, mas e se não for?
Muitos pais julgam os filhos, dizem coisas como “Vá lavar uma louça. Isso é falta de ter o que fazer” ou “Você tem tudo, não tem por que ficar triste”. Mas nem sempre eles estão certos. Eu entendo que a vida adulta é difícil. Trabalhar, cuidar da casa, essas coisas são estressantes, mas para nós não é tão fácil. Estamos em fase de mudanças. Nossos corpos estão mudando, nossos hormônios estão malucos, temos que nos esforçar na escola para poder passar de ano, tentamos nos encaixar em padrões e muitas vezes sofremos pelo julgamento dos outros jovens. São tipos de problemas diferentes, mas são problemas.
A medicina indica que grande parte dos pacientes depressivos desenvolveram depressão devido a problemas dentro de casa, problemas da família. Muitos casos de baixa autoestima e de falta de confiança vem do desejo de agradar os pais e nunca chegar ao que eles esperavam. A falta de diálogo afasta as pessoas e cria o medo. O medo de ser insuficiente, de não agradar, de ser um fardo.
Família é amor, compreensão, união. Família é quem a gente procura em momentos difíceis, em momentos em que ninguém mais pode nos ajudar. Família é proteção, é estar ali a qualquer momento para cuidar dos familiares.
Pais, escutem seus filhos. Ao invés de brigarem, conversem. Ao invés de bater, ensinem. Ao invés de julgar, escutem.
Filhos, se esforcem. Seus pais viveram em tempos diferentes de vocês, tenham paciência. Não tenham medo de falarem com seus pais, eles são sua família, seus verdadeiros amigos. Por mais que seja difícil, expliquem, tentem fazer eles verem seu lado... O medo só afasta vocês.

Nós não precisamos de dinheiro, fortuna e milhares de coisas para sermos felizes, as vezes nós só precisamos de um abraço, um beijo. Às vezes nós só precisamos de alguém que seque nossas lagrimas e diga que tudo vai ficar bem. Nós só precisamos de amor e união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário